
Analista de Dados Operacionais – EXPRESSO CHAPECÓ
Expresso São Miguel
Chapecó Santa Catarina Brasil
•1 dia atrás
•Nenhuma candidatura
Sobre
Analisar e interpretar dados operacionais provenientes de diversas fontes, estruturando critérios com base nas regras de negócio e utilizando ferramentas de Business Intelligence para transformá-los em relatórios e análises que apoiem a tomada de decisões operacionais e estratégicas, contribuindo para o alcance das metas e objetivos organizacionais.Responsabilidades e atribuiçõesDesenvolver painéis analíticos e dashboards básicos por meio de ferramentas de Business Intelligence, consolidando dados de fontes internas e externas para apoiar a tomada de decisão; Desenvolver relatórios e apresentações com a marca da empresa, elaborando e diagramando os conteúdos, aplicando a linguagem e solução visual adequada ao público-alvo e ao objetivo da área demandante, prezando pela imagem da marca e seguindo a Política de Comunicação; Recomendar e apoiar na definição das rotinas da torre de controle, com base em relatórios, indicadores e pontos de controle estratégicos;Atuar em conjunto com lideranças operacionais para entender as necessidades do negócio, orientar análises e propor indicadores que estejam alinhados aos desafios da operação; Realizar análises comparativas e históricas, identificando desvios, causas e oportunidades de melhoria nos processos logísticos e operacionais; Apoiar a padronização de indicadores, metodologias de medição e critérios de desempenho, reforçando a cultura de dados e a gestão à vista; Apoiar na documentação técnica e manuais de uso dos dashboards e indicadores, promovendo autonomia dos usuários; Participar de projetos de melhoria contínua, utilizando evidências analíticas para embasar decisões relacionadas a processos, layout, alocação de recursos ou fluxos de trabalho; Dar suporte às áreas da diretoria na elaboração de comunicados, garantindo os padrões pré-estabelecido e aprovação da área responsável para assegurar o correto fluxo de informação dentro da empresa;Contribuir com treinamentos e suporte aos times de campo e gestores, garantindo entendimento e correta aplicação dos indicadores, relatórios e pontos de controle; Trabalhar em parceria com áreas corporativas e operacionais, atuando como ponto focal de inteligência de dados para o controle e planejamento operacional; Reportar aos líderes diretos e/ou indiretos sobre o andamento dos projetos, processos e planos de ação da área, bem como sobre desafios e necessidades que impactem os resultados e a sustentabilidade do negócio;Disseminar o propósito, visão, valores da Expresso São Miguel para a unidade, perpetuando a cultura da empresa e o atingimento dos objetivos estratégicos da organização; Disseminar as atualizações das políticas, processos e demais orientações, vindas do corporativo e diretoria da empresa;Manter-se atualizado em relação às tendências de metodologias e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor;Seguir políticas, normas e procedimentos de trabalho implantados e contribuir para melhoria a contínua deles;Atender e respeitar procedimentos padrões e de segurança do trabalho na empresa e nos estabelecimentos terceiros (clientes);Utilizar adequadamente e orientar sobre o uso correto dos equipamentos de segurança individuais e coletivos;Zelar pela organização e conservação dos equipamentos e ferramentas disponibilizadas pela empresa, bem como das mercadorias e produtos manuseados, evitando desperdícios;Executar outras atividades correlatas, conforme as necessidades do cargo e da empresa, respeitando os valores e princípios da organização.Requisitos e qualificaçõesEnsino superior completo em Administração, logística ou áreas afins;Experiência em análise de dados, projetos, operações e/ou logística;Pacote Office Avançado; Conhecimento em Análise de Dados e Indicadores e Ferramentas da qualidade;Desejável conhecimento em ferramentas de design para apresentações gerenciais.