Analista de Engenharia de Controles (Controls Engineering)
Applus Idiada
Av. Raja Gabáglia - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG, Brasil
•5 horas atrás
•Nenhuma candidatura
Sobre
- Descrição da empresa
- Multinacional Espanhola presente em mais de 20 países, especializada na prestação de serviços de engenharia automotiva. Atua no Brasil há mais de 10 anos e tem aproximadamente 250 profissionais atuando nacionalmente com serviços de desenvolvimento de produto para montadoras e autopeças.
- Descrição do emprego
- Como parte da divisão de Dinâmica Veicular, o candidato será responsável pelo desenvolvimento completo da estratégia para controles ativos de chassis, iniciando pela definição das metas de performance junto ao time de Dinâmica Veicular e passando por simulação, prototipagem rápida em veículo e validação da performance do sistema ativo.
A área de Controle de Veículo abrange uma ampla gama de conteúdos para veículos a Combustão / Elétricos / Híbridos, tanto longitudinal quanto lateral
- AWD: distribuição dianteira/traseira para veículos convencionais (diferencial central Magna) e elétricos
- eDiff / eLock: torque de bloqueio do diferencial traseiro
- AWD-Disconnect: inibição do comando de desconexão em função da performance dinâmica
- TCS / bTCS: sistema de controle de tração para veículos convencionais e elétricos (removido do sistema de freios)
- DTC / MSR: controle de torque arrasto para veículos convencionais e elétricos (removido do sistema de freios)
- eTV: repartição esquerda/direita para veículos elétricos, controlando o torque do motor
- bTV: repartição esquerda/direita controlando o torque de frenagem
- RWS: esterçamento das rodas traseiras
- ORCA: assistência de curva em off-road para reduzir o raio de giro em manobras de baixa velocidade e alto ângulo de direção
- CRAB: movimento “crab walk” para deslocar o veículo diagonalmente
- Launch: controle de lançamento para performance 0–100 km/h
- Line-lock: aquecimento das rodas traseiras bloqueando o eixo dianteiro via freios
Desenvolvimento de Funcionalidades de Controle de Veículo inclui
- Especificação de requisitos das funcionalidades de Controle de Veículo
- Implementação das funcionalidades utilizando abordagem de Modelagem Baseada em Modelos (Matlab/Simulink/Stateflow – VI-CarRealTime, CarSim ou equivalente)
- Verificação da estratégia de controle em ambiente de simulação Matlab e/ou no veículo com prototipagem rápida (RCP)
- Tuning básico da estratégia de controle no veículo, tanto em alta quanto baixa aderência
- Geração automática de código usando compiladores de modelos (TargetLink / RTW)
- Validação de software em ambientes MIL/SIL/HIL
Suporte à gestão das atividades inclui
- Participação no planejamento das atividades
- Participação na definição do orçamento
- Suporte ao time de aplicação durante as atividades de calibração
- Participação na gestão e resolução de issues
- Qualificações
- Bacharelado/Mestrado em Engenharia Mecânica/Automotiva ou Engenharia de Automação
- Conhecimento avançado em dinâmica veicular e engenharia de controle
- Capacidade de interpretar e discutir algoritmos de controle complexos
- Conhecimento de componentes elétricos e mecânicos/eletrônicos de veículos
- Domínio de Matlab, Simulink e Stateflow
- Conhecimento em design baseado em modelo
- Conhecimento das normas de comunicação automotiva (CAN, UDS, J1939)
- Familiaridade com ferramentas Vector como CANalyzer e CANape
- Familiaridade com softwares de simulação de dinâmica veicular (VI‑CarRealTime, CarSim ou equivalente)
- Atitude orientada à resolução de problemas
- Habilidades de gerenciamento de projetos
- Informações Adicionais
- Modelo de trabalho (presencial, hibrido ou home office) a combinar.
- Applus IDIADA is committed to equality, diversity and inclusion. We don’t put limits on you, so don’t put limits on yourself either. There is a place for everyone.



