ANALISTA DE QUALIDADE – SALVADOR/BA
S3 Gestão Em Saúde

Salvador Bahia Brasil
•20 horas atrás
•Nenhuma candidatura
Sobre
A S3 Gestão em Saúde está em busca de novos talentos para atuar como ANALISTA DE QUALIDADE.Responsabilidades e atribuições 1. Gestão da Qualidade:Desenvolver e acompanhar indicadores de qualidade assistencial, propondo ações corretivas para melhoria contínua.Implementar, monitorar e revisar protocolos assistenciais, assegurando que estejam alinhados aos padrões exigidos para acreditação de unidades de saúde.Executar auditorias internas periódicas, identificando oportunidades de melhoria e sugerindo planos de ação.Auxiliar na implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade e garantir o cumprimento das normas de acreditação (ONA, JCI, entre outras).2. Segurança do Paciente:Acompanhar a implantação de protocolos de segurança do paciente, previstos nas Metas Internacionais de segurança do Paciente.Realizar treinamentos periódicos sobre segurança do paciente e gestão de riscos, garantindo a conscientização contínua da equipe.Orientar como identificar e reportar incidentes e eventos adversos, propondo estratégias de mitigação de riscos e prevenções futuras.Apoio a comitês e núcleos assistenciais.Análise de eventos críticos, e atuação em comissões de risco.3. Acreditação e Certificação:Apoiar as atividades relacionadas à acreditação das unidades de saúde, garantindo o cumprimento de todos os critérios estabelecidos pelas certificadoras.Auxiliar as unidades de saúde na preparação da documentação necessária para auditorias externas e visitas de certificação.Desenvolver e monitorar planos de ação para atingir e manter os padrões de acreditação, trabalhando junto às equipes multidisciplinares para promover a adesão aos protocolos.4. Comunicação e Relatórios:Elaborar relatórios periódicos de qualidade, detalhando os resultados dos indicadores e as ações implementadas.Facilitar reuniões periódicas do Núcleo de Qualidade para discutir os resultados das auditorias, indicadores e sugestões de melhorias.Garantir que a comunicação de não conformidades e resultados de auditorias seja clara e objetiva, visando à melhoria dos processos. Requisitos e qualificações1. Formação:Ensino superior completo, preferencialmente em curso de Enfermagem ou área de saúde.2. Conhecimento em Sistema (desejável):Domínio de sistemas de Gestão da Qualidade, como ISO 9001, ONA (Organização Nacional de Acreditação), ou JCI (Joint Commission International).Experiência com ferramentas e metodologias de Gestão da Qualidade, Auditoria Interna e Gestão de Riscos, como metodologia Lean, PDCA, Ciclo de Melhoria Contínua, 5W2H etc.Familiaridade com Sistemas de Informação em Saúde, especialmente voltados ao controle de indicadores assistenciais.3. Conhecimento Específico na Área:Conhecimento de normas regulamentadoras e protocolos de segurança do paciente.Familiaridade com certificações de acreditação, padrões e requisitos da ONA e/ou da JCI.Conhecimento das principais metodologias de Gestão da Qualidade e Processos Assistenciais, incluindo gestão por indicadores (KPIs) e Gestão de Riscos Assistenciais.4. Experiência Desejada:Experiência na área de Gestão da Qualidade ou Acreditação.Experiência em gestão de indicadores de desempenho assistencial e implementação de protocolos de segurança do paciente.Vivência anterior em hospitais ou unidades de saúde, com foco na melhoria contínua dos processos assistenciais e cumprimento dos critérios de qualidade.Informações adicionaisCarga horária: 44 horas semanais.



