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Analista de Requisitos (Office Based) – [Open to all applicants]
Undp
1 hora atrás
•Nenhuma candidatura
Sobre
- 1. Descrição do Projeto
- O projeto tem como objetivo desenvolver subsídios (novas metodologias, ações educacionais, estudos, pesquisas e ferramentas) para estruturação, inovação e melhoria contínua do Poder Judiciário, auxiliando na formação e aperfeiçoamento de excelência das magistradas e magistrados Estaduais e Federais e, quando possível, dos serventuários da Justiça, para que possam promover a Justiça em sintonia com a expectativa da sociedade.
- O público-alvo beneficiário direto do projeto são cerca de 18.000 magistrados e magistradas e até 40 Escolas Judiciais e de Magistratura. De forma ampla, o projeto trará ainda benefícios para toda a sociedade brasileira, ao contribuir para o fortalecimento da Justiça no país.
- Para o alcance desses objetivos, o projeto prevê os seguintes eixos de atuação.
- Eixos
- 1.1. Estratégia de fortalecimento e inovação em ações de formação e aperfeiçoamento de magistrados desenvolvida e implantada em caráter piloto.
- 1.2. Metodologias para fortalecimento da produção e gestão de conhecimento aplicado a prioridades da justiça brasileira elaboradas e implantadas
- 1.3. Plano de fortalecimento de capacidades técnicas e de gestão da Enfam desenvolvido
- 1.4. Gestão eficiente e gestão de conhecimento do projeto realizadas.
- Com relação ao eixo 3, o projeto visa desenvolver ações de fortalecimento de ferramentas e sistemas de gestão da Escola, em linha com as necessidades mapeadas e com o planejamento estratégico, incluindo aplicação de tecnologias inovadoras. Nesse contexto, está sendo desenvolvida nova plataforma administrativa e pedagógica para gestão das atividades, dada a necessidade de adequar o sistema às mais recentes tecnologias do mercado, como a estrutura em Java e novos módulos e funcionalidades.
- O projeto tem vigência prevista até 31 de dezembro de 2026 e pode ser prorrogado se necessário.
- 2. Escopo do Trabalho
- O/a Analista de Requisitos será responsável por realizar assessoria técnica especializada ao projeto BRA/21/010 referente ao planejamento, implementação e acompanhamento de ações de diagnóstico e de desenvolvimento de sistemas previstas, em estreita articulação com a equipe da Enfam e do PNUD. Os resultados-chave esperados para este posto visam garantir a qualidade, eficiência e efetividade na implementação do projeto em âmbito nacional, de forma alinhada com as metas e prioridades acordadas entre o PNUD e a Enfam, em benefício da Justiça brasileira.
Para alcançar os objetivos do projeto, estão previstas as seguintes atividades indicativas
- 2.1. Levantamento de requisitos junto aos usuários
- Conduzir reuniões e entrevistas com usuários do sistema para identificação de necessidades e expectativas.
- Mapear regras de negócio e processos envolvidos, documentando fluxos e procedimentos.
- Registrar informações coletadas de forma estruturada para referência futura no desenvolvimento do sistema.
- 2.2. Elaboração de artefatos de análise de requisitos
- Criar matriz de rastreabilidade de funcionalidades, garantindo o acompanhamento do atendimento às necessidades do cliente.
- Desenvolver protótipos navegáveis e diagramas de entidade e relacionamento para visualização e entendimento do sistema.
- Elaborar especificações detalhadas de requisitos conforme documentação solicitada pelo cliente.
- 2.3. Elaboração e revisão de documentação técnica
- Redigir documentação técnica relacionada às funcionalidades e processos dos sistemas.
- Revisar documentos existentes, garantindo clareza, precisão e conformidade com padrões institucionais.
- Manter registro ativo dos trabalhos realizados nas áreas de Gestão Acadêmica e Administrativa.
- 2.4. Validação de requisitos e regras de negócio
- Validar requisitos e regras de negócio junto aos clientes e usuários, garantindo aderência às necessidades.
- Propor soluções e ajustes adequados para as demandas identificadas nos sistemas.
- Monitorar mudanças nos requisitos, mantendo a documentação atualizada.
- 2.5. Demonstração e disseminação de entregas do projeto
- Apresentar funcionalidades e entregas do projeto para equipes internas e clientes.
- Atuar de forma colaborativa com equipes de desenvolvimento e qualidade para esclarecimento de dúvidas.
- Facilitar a disseminação de conhecimento sobre o sistema e processos implementados.
- 2.6. Validação de entregas e apoio à homologação
- Validar entregas realizadas em cada fase do projeto junto aos clientes.
- Apoiar o processo de homologação, garantindo que as soluções atendam aos critérios definidos.
- Documentar feedbacks e ajustes necessários para correções e melhorias futuras.
- 2.7. Participação em atividades de consultorias e parcerias
- Colaborar em atividades executadas por consultorias, parcerias ou contratos terceirizados.
- Acompanhar e integrar informações de terceiros às demandas do projeto.
- Garantir que as atividades externas estejam alinhadas aos objetivos e padrões do projeto.
- O titular desempenha outras funções dentro do seu perfil funcional que considere necessárias ao bom funcionamento do Projeto.
- 3. Arranjo Institucional
- A pessoa contratada atuará sob a supervisão da Unidade de Gestão de Projetos do PNUD e da Enfam (Eixo 4) no escopo do projeto BRA/21/010. As atividades serão realizadas presencialmente em Brasília, nas dependências da Enfam.
- 4. Competências
- Core
Alcançar resultados
- LEVEL 1: Planeja e monitora o próprio trabalho, presta atenção aos detalhes, entrega um trabalho de qualidade dentro do prazo
Pensamento inovador
- LEVEL 1: Aberto a ideias criativas/riscos conhecidos, é pragmático para resolver problemas, faz melhoria.
Aprendizagem continua
- LEVEL 1: Mente aberta e curiosa, compartilha conhecimento, aprende com os erros, pede feedback
Adaptar com agilidade
- LEVEL 1: Adapta-se à mudança, lida de forma construtiva com a ambiguidade/incerteza, é flexível
Atuar com determinação
- LEVEL 1: Mostra determinação e motivação, capaz de entregar com calma diante da adversidade, confiança
Engajar-se e ser parceiro
- LEVEL 1: Demonstra compaixão/compreensão para com os outros, forma relacionamentos positivo
Promover diversidade e inclusão
- LEVEL 1: Apreciar/respeitar as diferenças, consciente do preconceito inconsciente, confrontar a discriminação
- Técnicas e Interfuncionais
Direção de negócios e estratégia - Pensamento estratégico
- • Desenvolver estratégias eficazes e planos prioritários alinhados com a missão e os objetivos do PNUD, baseando-se em uma análise sistêmica de desafios, oportunidades e riscos potenciais; conectar a visão geral à realidade no campo para criar soluções tangíveis e direcionadas; aprender a partir de diversas fontes para antecipar e responder de forma eficaz às tendências atuais e futuras; demonstrar capacidade de previsão.
Direção de negócios e estratégia - Pensamento Sistêmico
- • Capacidade de usar análise objetiva e julgamento de problemas para entender como os elementos inter-relacionados coexistem dentro do todo deum processo ou sistema, e considerar como a alteração de um elemento pode impactar outras partes do sistema
Desenvolvimento de Negócios - Geração de Conhecimento
- • Capacidade de pesquisar informações e transformá-las em conhecimento útil, relevante para o contexto ou que responda a uma necessidade específica.
- •Capacidade de aplicar conceitos existentes a novas situações e desenvolver novos conceitos para gerar soluções viáveis e novas abordagens. Conhecimento de conceitos relevantes, modelos conceituais e teorias que podem ser úteis para lidar com novas situações.
- •Conhecimento de conceitos relevantes, modelos conceituais e teorias que podem ser úteis para lidar com novas situações.
Competências multifuncionais - Gestão de projetos
- •Capacidade de planejar, organizar, priorizar e controlar recursos, procedimentos e protocolos para alcançar objetivos específicos.
Competências técnicas - Análise de dados
- •Capacidade de extrair, analisar e visualizar dados para gerar insights significativos e apoiar a tomada de decisões empresariais eficazes.
Competências técnicas - Prototipagem
- •Capacidade de tornar ideias tangíveis, a baixo custo, nas fases iniciais do processo de inovação, para testá-las e melhorá-las por meio de iteração. Utilizar uma abordagem de "construir primeiro", visualizando ideias e criando coisas como uma forma de pensar;
- •Habilidade de definir o nível de fidelidade necessário para um teste, estabelecer objetivos de prototipagem ou hipóteses, avaliar os resultados com base nesses objetivos e refletir sobre resultados de aprendizado inesperados;
- •Usar protótipos para comunicar uma visão, desenvolver um entendimento compartilhado e criar impulso em torno de uma ideia;
Competências técnicas - Design de Produtos Digitais
- • Capacidade de projetar produtos digitais que sejam centrados no usuário, intuitivos, funcionais e que alcancem os resultados desejados.
- 5. Qualificação Mínima do Candidato
- Habilidades e experiência necessárias
Requisitos mínimos de educação
- • Diploma Universitário avançado (Mestrado ou equivalente) em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Ciências da Informação ou áreas afins é requerido, ou
- • Diploma do Ensino Superior (Bacharelado) em área relevante, combinado com 2 (dois) anos adicionais de experiência qualificada, será devidamente considerado em substituição ao Diploma Universitário avançado.
Anos mínimos de experiência profissional relevante
- • Candidatos com Diploma Universitário avançado (Mestrado ou equivalente) em área relevante não precisam de experiência profissional. Candidatos com Diploma de Ensino Superior (Bacharelado) devem possuir, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência em Análise de Requisitos de sistemas.
Habilidades desejadas, além das competências abordadas na seção Competências
- Experiência em levantamento de especificação de requisitos funcionais e não funcionais;
- Experiência na criação de fluxos, notação BPMN, wireframes, protótipos e diagramas;
- Experiência no mapeamento e análise de negócio;
- Experiência com métodos ágeis de desenvolvimento (Scrum/Kanban);
- Conhecimento em UML (casos de uso, atividade e sequência);
- Conhecimento em especificação de Histórias de Usuários e especificação por teste;
- Conhecimento em análise de dados, formulação de indicadores de desempenho;
- Experiência em projetos ou atividades ligadas ao setor educacional.
Idiomas exigidos
- • Fluencia em Português é requirido.
- • É desejável conhecimento de Inglês básico.
- Isenção de Responsabilidade
- Igualdade de Oportunidades
- Como empregador que promove a igualdade de oportunidades, o PNUD valoriza a diversidade como uma expressão da multiplicidade de nações e culturas nas quais operamos e, como tal, convidamos todos/as os/as candidatos/as qualificados/as de diferentes origens a se candidatarem aos diversos cargos em nossa organização. Nossas decisões de contratação são baseadas no mérito e na adequação ao cargo, sem qualquer tipo de discriminação.
- O PNUD também está comprometido com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os colaboradores estejam empoderados para contribuir com nossa missão, sejam valorizados, possam prosperar e se beneficiar de oportunidades abertas a todos/as.
- Assédio sexual, exploração e abuso de autoridade
- O PNUD não tolera assédio, assédio sexual, exploração, discriminação e abuso de autoridade. Portanto, todos/as os/as candidatos/as selecionados/as passam por verificações rigorosas e espera-se que cumpram os respectivos padrões e princípios.
- Direito de selecionar múltiplos/as candidatos/as
- O PNUD reserva-se o direito de selecionar um/a ou mais candidatos/as a partir deste anúncio de vaga. Também poderemos manter os currículos recebidos e considerar os/as candidatos/as para outras vagas semelhantes no PNUD, com o mesmo nível e com descrições de cargo, requisitos de experiência e formação acadêmica similares.
- Alerta de fraude
- O PNUD não cobra nenhuma taxa em nenhuma etapa dos seus processos de recrutamento. Para mais informações, visite: www.undp.org/scam-alert